segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

FUMÁRIA - DEPURATIVA DIURETICA

fumaria
FUMÁRIA - DEPURATIVA DIURETICA

Fumária é uma planta medicinal que cresce em pequenos arbustos, e que possui folhas flores brancas ou rosadas com a ponta vermelha e suas folhas são verde-acinzentadas.
A fumária também é conhecida como erva-moleirinha, erva-pombinha e fumo-da-terra. Seu nome cientifico é Fumaria officinalis
A fumária serve para ajudar no tratamento de pedras na vesícula, prisão de ventre, cólicas intestinais, urticária, sarna e psoríase.
A fumária possui propriedades depurativa, diurética, laxante, anti-inflamatória além de reguladora da secreção biliar e regeneradora da pele.
As partes usada da fumária são: Caule, folhas e flores.
  • Chá de fumária: 
  • Juntar uma colher (de chá) de fumária seca e picada a 1 xícara de água ferventes. Deixar repousar durante 10 minutos. Em seguida coar, adoçar com mel e tomar de 1 a 3 xícaras por dia. 
Devido ao sabor amargo do chá de fumária, a mistura com suco de frutas pode ser uma alternativa misturando uma xícara do chá frio de fumária ao suco de maça por exemplo.
  • Chá de fumária com calêndula para pele:
  •  Misturar 1/2 colher de chá de fumária seca e picada com 1/2 colher de chá de flores de calêndula. Em seguida acrescentar 1 xícara de água fervente sobre esta mistura e deixar repousar por 10 minutos. Coar e tomar de 1 a 3 xícaras por dia para doenças da pele como psoríase e urticária.
O consumo máximo diário de fumária deve ser de 3 xícaras de chá, pois o uso excessivo pode provocar vômito, diarreia e dor no estomago. 



Sem comentários:

Enviar um comentário