sexta-feira, 3 de junho de 2016

MARMELO

MARMELO

O marmeleiro é um arbusto de origem asiática, ele pode chegar a atingir 4 metros de altura, o seu tronco é tortuoso e possui uma casca áspera que se desprende em placas. As flores possuem cor rosa ou um tom amarelado e o fruto, o marmelo, mede em torno de 10 a 12 centímetros, possui cor amarelada ou esverdeada e é coberto por um tipo de penugem que normalmente desaparece na fase adulta.

O marmelo pode ser consumido cru, assado ou cozido em compota, geleia ou pasta de marmelo possui diversos benefícios, pois ele é rico em vitamina A, C, do complexo B e E, ácido málico, pectinas, minerais, como o potássio, ferro e cobre.

  É recomendado o consumo do marmelo cru em casos de diarreia. É muito bom para combater a exaustão física e mental, assim como a anemia, e abre o apetite para crianças e adultos.

A pectina, que se encontra no marmelo, contribui para a redução do colesterol ruim(LDL). Essa fruta é indicada para tratamentos contra dores de garganta, males da gengiva, aftas, inflamações no estômago, é antisséptico, antiespasmódico, calmante, cura queimaduras, diarreia, cólicas, fissuras e limpeza da pele, fortifica o aparelho digestivo, é indicado para curar tuberculose e pneumonias.

O marmelo tem qualidades, que agem na mucosa, revestindo, desinflamando e secando. Devido ao ácido málico, ele estimula o fígado, corta os vômitos, ajuda a desinchar, elimina o ácido úrico, combatendo a gota. O potássio presente em sua composição é bom para  hipertensão arterial, doenças nos vasos sanguíneos ou problemas do coração.
É um laxante natural, é pobre em calorias, o que ajuda na perda de peso. A vitamina C é muito boa no tratamento de constipações, gripes e resfriados.
Contraindicações e efeitos colaterais
 Evitar o  consumo em excesso pois pode causar danos.



Sem comentários:

Enviar um comentário